Devemos ter como frase pessoal, dentro do sistema de Segurança do Trabalho, seja ele qual for que a frase “é melhor prevenir-se” deve estar sempre m 1º. lugar, entretanto, durante alguns processos, substituímos esta, por “isso nunca acontecerá comigo”, ai é que mora o perigo e a maioria dos acidentes acontecem pela falta de cuidado e pela descrença no acontecimento de acidentes no ambiente de trabalho.
Um grande exemplo disso são os mecânicos que fazem muitos trabalhos de riscos são serviços de funilaria, deslocamento de peças pesadas, pintura, elétrica, desmontagem e montagem de componentes e motores que exigem atenção do profissional e, principalmente, equipamentos de segurança que quase sempre são esquecidos. A desculpa é sempre a mesma: incomoda e atrapalha. No entanto, o que no presente parece incômodo pode ser a causa de grandes acidentes e desastres.
Os ambientes de trabalho devem ser bem ventilados, bem iluminados, ter EPC (Equipamentos de Proteção Comunitária), dentro das datas de validades e em locais de fácil acesso.
Uma coisa muito importante, é que os acidentes não acontecem por acaso ou por distração do trabalhador, e sim é o próprio trabalhador que o provoca, um bom exemplo disso, como já citei acima, são os trabalhadores que fazem pintura em prédio. Dia destes estava caminha na minha cidade e vi trabalhadores em cima de andaimes, sem a menor preocupação com sua segurança, estavam sem capacete e sem ao menos uma corda que os pudessem segurar, caso eles tropeçassem e posteriormente caíssem do prédio. Outro exemplo também, que posso citar, são os trabalhadores industriais, muitos deles não gostam de utilizar seus EPI's(Equipamentos de Proteção Individual), e desta maneira, ficando expostos ao barulho das máquinas, ficam com o tempo com problemas auditivos e até mesmo surdos, também, sem o uso de óculos de proteção, em especial os operadores de máquinas-ferramentas, ficam a mercê das limalhas 'voarem' em seus olhos e causar cegueira ou uma perda parcial da visão.
Por isso é muito importante o uso dos EPI's. Com segurança não se brinca, aí uma dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário