Desde minha infância, ouvi sempre falar muito desta planta, em desenhos animados, cartoons, gibis e também quando as pessoas a citavam. Mas qual seu verdadeiro significado e origem?
A flor de lótus é conhecia também como lótus-egípcia, lótus-sagrado ou lótus-da-Índia está planta é da mesma família das vitórias-régias, da mesma forma, a flor-de-lótus é cultivada em regiões lacustres.
Seu significado está na elevação e expansão espiritual. Na maioria dos países do continente asiático esta flor é considerada sagrada. Branca, a flor representa pureza e é associada ao Buda, ocorrendo referência ao seu processo de germinação, de águas muitas vezes lodosas, para a superfície e, quando brota, mostra-se bela e pura na sua cor imaculada.
Uma coisa interessante que pude ler, e passar a conhecer, foi que os monges budistas, quando praticam meditação e contemplação, imaginam flores-de-lótus surgindo de seus membros inferiores ao caminharem, simbolizando que estes, estariam espalhando a pureza, o amor e a compaixão de Buda, o que é representado pela flor.
Os indianos a associam a criação do Universo, por isso, entre os seus deuses costuma-se aparecer a flor, como por exemplo, podemos ver isso em representações de Ganesha, Lakshmi e Shiva.
As pessoas que praticam Ioga conhecem também uma posição denominada Lótus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário