segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Flor de Lótus

Desde minha infância, ouvi sempre falar muito desta planta, em desenhos animados, cartoons, gibis e também quando as pessoas a citavam. Mas qual seu verdadeiro significado e origem?
A flor de lótus é conhecia também como lótus-egípcia, lótus-sagrado ou lótus-da-Índia está planta é da mesma família das vitórias-régias, da mesma forma, a flor-de-lótus é cultivada em regiões lacustres.
Seu significado está na elevação e expansão espiritual. Na maioria dos países do continente asiático esta flor é considerada sagrada. Branca, a flor representa pureza e é associada ao Buda, ocorrendo referência ao seu processo de germinação, de águas muitas vezes lodosas, para a superfície e, quando brota, mostra-se bela e pura na sua cor imaculada.
Uma coisa interessante que pude ler, e passar a conhecer, foi que os monges budistas, quando praticam meditação e contemplação, imaginam flores-de-lótus surgindo de seus membros inferiores ao caminharem, simbolizando que estes, estariam espalhando a pureza, o amor e a compaixão de Buda, o que é representado pela flor.
Os indianos a associam a criação do Universo, por isso, entre os seus deuses costuma-se aparecer a flor, como por exemplo, podemos ver isso em representações de Ganesha, Lakshmi e Shiva.

As pessoas que praticam Ioga conhecem também uma posição denominada Lótus.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Segurança no Trabalho

Devemos ter como frase pessoal, dentro do sistema de Segurança do Trabalho, seja ele qual for que a frase “é melhor prevenir-se” deve estar sempre m 1º. lugar, entretanto, durante alguns processos, substituímos esta, por “isso nunca acontecerá comigo”, ai é que mora o perigo e a maioria dos acidentes acontecem pela falta de cuidado e pela descrença no acontecimento de acidentes no ambiente de trabalho.

Um grande exemplo disso são os mecânicos que fazem muitos trabalhos de riscos são serviços de funilaria, deslocamento de peças pesadas, pintura, elétrica, desmontagem e montagem de componentes e motores que exigem atenção do profissional e, principalmente, equipamentos de segurança que quase sempre são esquecidos. A desculpa é sempre a mesma: incomoda e atrapalha. No entanto, o que no presente parece incômodo pode ser a causa de grandes acidentes e desastres.

Os ambientes de trabalho devem ser bem ventilados, bem iluminados, ter EPC (Equipamentos de Proteção Comunitária), dentro das datas de validades e em locais de fácil acesso.


Uma coisa muito importante, é que os acidentes não acontecem por acaso ou por distração do trabalhador, e sim é o próprio trabalhador que o provoca, um bom exemplo disso, como já citei acima, são os trabalhadores que fazem pintura em prédio. Dia destes estava caminha na minha cidade e vi trabalhadores em cima de andaimes, sem a menor preocupação com sua segurança, estavam sem capacete e sem ao menos uma corda que os pudessem segurar, caso eles tropeçassem e posteriormente caíssem do prédio. Outro exemplo também, que posso citar, são os trabalhadores industriais, muitos deles não gostam de utilizar seus EPI's(Equipamentos de Proteção Individual), e desta maneira, ficando expostos ao barulho das máquinas, ficam com o tempo com problemas auditivos e até mesmo surdos, também, sem o uso de óculos de proteção, em especial os operadores de máquinas-ferramentas, ficam a mercê das limalhas 'voarem' em seus olhos e causar cegueira ou uma perda parcial da visão.


Por isso é muito importante o uso dos EPI's. Com segurança não se brinca, aí uma dica!

Amor até o fim

Ah quando te vejo meu coração...
Bate mais forte
É amor ou paixão?
Te amarei até a morte.

Quero sentir teu perfume, teu calor
Pegar fogo contigo,
Ser mais que seu amigo.
Viver somente ao teu lado
Até o fim da vida
Me sentir amado e apaixonado
É o que eu mais quero, querida.

Com você acordar e dormir,
Ser e te fazer feliz
Para ti sempre sorrir.
Sermos mais que amantes,
Tudo diferente de antes
Não termos vergonha e nem medo
De contar nosso segredo.

Você é a minha sereia
Vou te rolar na areia,
Para nos tornamos um.
Indo a lugar nenhum
Nos contemplando de beijos
Entre sorrisos e bocejos
Realizar nossos desejos
Até o infinito, até a morte
Essa é a nossa sorte.

Gustavo Vieira Frez

É assim que te quero, amor

"É assim que te quero, amor, assim, amor, é que eu gosto de ti, tal como te vestes
e
como arranjas
os
cabelos e como
a tua
boca sorri, ágil como a água
da
fonte sobre as pedras puras,
é
assim que te quero, amada,
Ao
pão não peço que me ensine, mas antes que não me falte em cada dia que passa.
Da
luz nada sei, nem donde
vem
nem para onde vai, apenas quero que a luz alumie,
e
também não peço à noite explicações,
espero-a e envolve-me,
e
assim tu pão e luz
e
sombra és.
Chegastes à
minha vida
com o que trazias, feita
de
luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é
assim que preciso de ti, assim que te amo,
e os
que amanhã quiserem ouvir
o
que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam
hoje porque é cedo
para tais argumentos. Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma
folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nossos lábios, como um beijo caído
das nossas
alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de
um amor verdadeiro."
Pablo Neruda